Como Fazer Sonorização de Forma Correta

A Sonorização é o apoio ideal para profissionais e técnicos de som que fazem estruturas em certos ambientes para melhorar ainda mais a propagação do som.

Seja em pequenos, médios e grandes eventos, a sonorização tem que fornecer conforto e qualidade sonora para todos os ouvintes.

Atualmente, é possível encontrar no mercado, equipamento de som digital que oferecem muita qualidade sonora e uma maior facilidade em sua utilização.

Neste texto, você irá descobrir como fazer sonorização de forma correta e descobrirá ótimas dicas para sua utilização.

Como fazer sonorização de forma correta: quais são as melhores formas?

Quando se trata de sonorização, nos vem em mente a melhoria mais adequada para vários tipos de locais e eventos em seu formato de som.

Esta técnica de som pode ser usada em cinemas, por exemplo, onde esta técnica oferece qualidade e maior realidade para todos os espectadores que assistem filmes e sentem o conforto necessário com o som.

Na televisão e na rádio também não é diferente. Existem técnicos que trabalham na recepção e na distribuição do som para todas as televisões e rádios em todo o mundo.

Para os sons ao vivo, a sonorização tem o papel fundamental para melhorar shows, eventos sociais, apresentações artísticas, etc.

Quando se se trata de instrumentos musicais, é preciso conhecer a amplificação do som dos instrumentos, sendo acústicos ou elétricos.

Pois, para cada estilo de música, são sempre apropriados tipos diferentes de equalização.

Como também, para cada local, existe a equalização mais adequada para o determinado evento.

Por exemplo: em um determinado evento, está tocando uma banda de rock, e você percebe que a sonorização não está suprindo a necessidade do som, pois falta mais potência no equipamento.

Outro exemplo é um conjunto com vários tipos de instrumentos diferentes, onde os músicos estão tocando em um lugar mais fechado, e a equalização está bem grave. Diante disso, o som está muito encorpado, impossibilitando a compreensão do que se passa na música.

Um exemplo bem clássico também é quando o evento está acontecendo em um ambiente muito espaçoso e largo. Com base nisso, quando o som é propagado, é normal ele “ir e voltar”, causando certa confusão no som transmitido.

São nestes casos e vários outros conjuntos onde a sonorização deve ser feita de forma correta.

O uso de equipamentos, como, mesas de som, amplificadores, caixas e receivers, são importantes para incorporar a potência e limpeza na transmissão.

Desta forma, quando bem utilizados e verificando todas as estratégias sonoras possíveis, farão total diferença no som.

Mais técnicas de como fazer sonorização de forma correta

Como fazer sonorização de forma correta pode ser feita de várias maneiras, por exemplo:

  • Bom senso na hora de regular o volume geral do som para os ouvintes;
  • Use mais caixas e use menos potência para cada uma;
  • Direcione apropriadamente as caixas para evitar possíveis reflexões;
  • Procure equalizar o som para acrescentar mais possibilidades e conforto sonoro.

Utilize também os materiais absorventes como tapetes, cortinas, quadros, etc.

Verifique também a aproximação dos ouvintes nas caixas sonoras, pois, quando mais perto o ouvinte estiver das caixas, menos potência deve ser transmitida pelas caixas.

Estas são mais algumas técnicas, dentre várias, que podem facilitar a propagação e conforto na hora de ouvir melhor o som em um determinado evento.

Como fazer sonorização de forma correta depende de vários fatores que darão apoio e facilidade em qualquer ocasião quando se trata de sons de qualidade.

A sonorização é a parte fundamental para qualquer som em vários tipos de ambientes, dessa forma, esta técnica pode melhorar a propagação do som em eventos de todos os portes e trazer conforto para todos os ouvintes.

Portanto, para os ambientes que necessitam de mais apoio sonoro é importante a utilização da sonorização de forma correta para que o evento seja confortável para os ouvintes e espectadores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *